segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Castração + Adoção = Solução!




O abandono de animais, em especial os animais domésticos como cães e gatos, é um problema que afeta de maneira cada vez mais os grandes centros urbanos ao redor do mundo.Contudo, o abanodono de animais domésticos não é o único problema, há casos de circos que chegam a abandonar leões e tigres.No caso dos cães e gatos, eles são frequentemente recolhidos para os centros de zoonoses, onde ficam alojados por um breve número de dias antes de serem sacrificados. A respeito dessa prática que fere os direitos dos animais, o Instituto Nina Rosa produziu um vídeo educativo intitulado Fulaninho, que relata a vivência de um cãozinho abandonado. O vídeo é dirigido a crianças e adolescentes e aborda o tema da posse responsável dos animais de estimação. Para quem tiver vontade de assistir segue abaixo os links do vídeo que é dividido em três partes. É um vídeo de curta duração que vale a pena ser visto!!!

http://www.youtube.com/watch?v=Cg2AKVETfcU Parte1
http://www.youtube.com/watch?v=bYroyl5KpPs Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=oUyHIxfoIdU Parte 3



Para combater o abandono de animais é importante colocar em prática a castração!!!

ESTERILIZAÇÃO OU CASTRAÇÃO:
É a retirada cirúrgica dos testículos nos machos, e do útero e ovários nas fêmeas, impedindo definitivamente a procriação e consequentemente a proliferação destes animais.
O ciclo nas fêmeas se inicia por volta dos 6 meses, quando ainda não estão fisicamente desenvolvidas por completo, podendo durar entre 4 a 12 dias cada ciclo. As gatas podem apresentar o cio durante um tempo indeterminado dependendo da presença do macho. O cio das gatas não sangra como o das cadelas, porém apresentam comportamento extremamente agitado miando muito durante algumas noites.
O cio da cadela ocorre a cada 6 meses e elas podem gerar em média 12 filhotes ao ano! A cirurgia é a única forma eficiente para prevenir as crias indesejadas, o abandono, as doenças (câncer e infecções uterinas, por exemplo) e o sacrifício dos animais. Esta cirurgia pode ser feita a partir dos 2 meses de idade, mas é preferível que se faça aos 4 / 5 meses.
O animal não sofre durante o procedimento cirúrgico, porque é realizado com anestesia geral e no dia seguinte o animal irá tomar analgésicos e antibióticos para prevenir a dor e infecções pós-operatórias.
Em geral os animais operados tornam-se mais tranqüilos e amigáveis.
VANTAGENS PARA OS MACHOS:
Eles param de urinar em todos os cantos;
Diminui o odor da urina;
Não vão atrás das fêmeas;
Diminui a incidência de câncer e problemas na próstata;
Não latem / miam durante a noite a não ser que seja para alertar sobre intrusos.
VANTAGENS PARA AS FÊMEAS:
Não sangram pela vagina e não têm mais cio;
Elimina as chances de infecções uterinas (piometras) e diminui a incidência de tumores mamários;
Aumenta o período de vida do animal;
Previne contra a prenhez indesejada e psicológica (pseudociese).





Nenhum comentário:

Postar um comentário